Conversaria Búzios completa 1 ano com festa, recordações e homenagens

Mural de fotos relembra momentos da Conversaria Búzios/Foto: Aldeia Cultural

No dia 20 de maio de 2023 aconteceu o primeiro encontro da Conversaria Búzios na Feira da Agricultura Familiar da Ferradura. Para celebrar um ano do projeto, seus realizadores reuniram os “amigos da Conversaria” numa manhã de festa, recordações e homenagens, realizada nesse sábado (18).

Pesquisador em genealogia e um dos idealizadores do projeto Carlos Vermelho/Foto: Aldeia Cultural

A Conversaria é um evento colaborativo, onde o pesquisador em genealogia Carlos Vermelho conta a história da origem de famílias tradicionais buzianas. O evento acontece em datas pré-determinadas, aos sábados, na Feirinha da Praça da Ferradura. No primeiro ano do projeto falou das famílias Antunes Fernandes, Tardelli, Silveira, Simas, São Luis, Alegre, Souza, Francisco de Paula, Farias, além do encontro com os argentinos da cidade.

“Comemorar um ano da Conversaria foi muito importante para criar o marco do projeto, que começou de um sonho e se realizou. A genealogia é um estudo caro, demanda um tempo enorme, mas dá prazer em disponibilizar para quem se interessa em saber de suas origens. Juntar as pessoas para que conhecessem mais sobre o assunto e torná-lo acessível ao Povo Buziano era o objetivo.”, explicou Carlos Vermelho.

Fernanda Quintela lê cordel do poeta Cláudio Aragão, em homenagem à Conversaria Búzios/Foto: Aldeia Cultural

O projeto também conta com o café tradicional das caiçaras, palestras de escritores e historiadores da região, música, poesia e empréstimo de livros pelo Cidade Biblioteca, além de seus apoiadores (Seja um apoiador @conversariabuziana).

Mulheres Caiçaras celebram um ano do projeto com bolo e simpatia/Foto: Aldeia Cultural

Os escritores e historiadores Pierre de Cristo e Acioli Junior e o escritor e pesquisador Leandro Miranda (Leo do Blimp) – que já participaram como palestrantes da Conversaria – também estiveram presentes no evento comemorativo de um ano. Para Pierre de Cristo, a Conversaria é um projeto importante para a cidade de Búzios, pois resgata a fundamentação da memória buziana em todos seus aspectos. “Fazer a história se tornar viva através de seus moradores, que aqui viram a cidade nascer e crescer é muito importante. A memória cultural de uma cidade é o ponto mais vital para a continuidade da ancestralidade de um povo, e a Conversaria tem feito isso de forma brilhante.”

Já para Leo do Blimp, a Conversaria vem preencher uma lacuna cultural não só em Búzios, mas em toda região dos Lagos, “resgatando nossa história e nossas tradições”.

Pierre de Cristo, Acioli Junior, Carlos Vermelho e Leo do Blimp/Foto: Aldeia Cultural

Durante o evento comemorativo, os realizadores do projeto, apoiadores, divulgadores, palestrantes e participantes foram homenageados com o título “Amigos da Conversaria”. O site Aldeia Cultural foi um dos agraciados.

Jornalista e idealizadora do AC, Alessandra Amantea recebe o título “Amiga da Conversaria”/Foto: Raul Silvestre

(Veja mais fotos do evento no Facebook do Aldeia Cultural)

AGENDA

VEJA TAMBÉM