5º Festival de Circo de Rua de Rio das Ostras acontece neste final de semana

Palhaça Meleca, uma das atrações do Festival/ Foto: Reprodução do Instagram @palhacameleca

De 09 a 11 de agosto acontece a 5ª edição do Festival de Circo de Rua de Rio das Ostras na Concha Acústica, na Praça São Pedro do Centro.

A programação do festival é gratuita e conta com espetáculos, oficinas, varietê, encontros de aéreos circenses e de malabares. O destaque desta edição é o protagonismo feminino nos espetáculos e oficinas.

Este ano o festival também vai homenagear a artista venezuelana Julieta Hernández, que alegrou o mundo com a palhaça Jujuba. Julieta era migrante nômade, bonequeira, palhaça e viajante de bicicleta. Sua vida foi brutalmente interrompida por um crime ocorrido no interior do Amazonas em 2023.

Julieta Hernández/Foto: Reprodução

Veja a Programação
09/AGO (sexta-feira)
15h
– Oficina de Comicidade*, com Marina Petersen
Descrição: Com duração de 2 horas, a oficina tem o objetivo de incentivar os participantes a explorar seu potencial cômico, através de técnicas de palhaçaria, comédia física e improviso.
Local: ONDA- Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro (Praça José Pereira Câmara)

20h
– Espetáculo “O mergulho”, da Cia Artesania do Encanto
Sinopse: Nesse espetáculo a Palhaça Meleca revela suas memórias trazidas do mar. Entre garrafas mágicas, cantos populares, aromas e boias de malabarismo, ela descobre novas funções para o plástico descartado nas águas. Nessa jornada, Meleca decide realizar seu número mais arriscado: o mergulho no copo d’água. Espetáculo de circo de rua livre para todos os públicos. (Atuação: Yvie Tinoco)
Local: Concha Acústica (Av. Cristóvão Barcelos – Boca da Barra)

10/AGO (sábado)
9h– Encontro de Aéreos
Local: Estúdio Vibre Dança e Pilates* (Rua Fortaleza, 367, Recreio)

15h– Oficina de Produção de Memória do Artista, com Yvie Tinoco
Descrição: O objetivo da oficina é engajar artistas independentes a produzirem seus próprios materiais biográficos, compreendendo seu papel de protagonista em sua trajetória.
Local: sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Av. Cristóvão Barcelos, 109 – Boca da Barra)

18hEncontro de Malabares
Local: Concha Acústica (Av. Cristóvão Barcelos – Boca da Barra)

21h– Varietê Julieta Hernández
Local: Concha Acústica (Av. Cristóvão Barcelos – Boca da Barra)

11/AGO (domingo)
15h– Oficina Swing e Malabares, com Jane Bersot e Ximena
Descrição: Essa oficina vai apresentar algumas técnicas de swing com claves, bastão, swing poi e bandeiras; malabarismo com claves e bolinhas (2 horas de duração).
Local: Casa de Cultura (Rua Bento Costa Jr, 70 – Centro)

19h- Espetáculo “Margarida: uma deusa, uma louca, uma feiticeira”*, Cia Chirulico
Sinopse: Nesse solo de magia, o público é capaz de refletir sobre as escolhas e sobre o destino. Através de equipamentos simples, Margarida é capaz de criar uma atmosfera de misticismo e espanto. (Atuação: Aline Barbosa)Local: Concha Acústica (Av. Cristóvão Barcelos – Boca da Barra)

20h– Espetáculo “A rua é delas”, com Trambolho e Gabiroba
A rua é delas” é uma ocupação cultural realizada na Concha Acústica de Rio das Ostras, promovida por duas artistas e produtoras, Débora Dias, palhaça Gabiroba (Sana) e Marina Petersen, palhaça Trambolho (Rio das Ostras), com o objetivo de realizar espetáculos circenses e atividades culturais em espaços públicos, com foco na linguagem da palhaçaria feminina.
Local: Concha Acústica (Av. Cristóvão Barcelos – Boca da Barra)

22hFesta de Encerramento
Local: Confraria Tranquilize

Para participar das oficinas, os interessados devem fazer inscrição. O formulário de inscrição está disponível na página do Instagram do evento @festivaldecircoderua.

*A PROGRAMAÇÃO FOI ALTERADA , DEVIDO À INSTABILIDADE NO TEMPO

AGENDA

VEJA TAMBÉM