Audiência discute Políticas Públicas para Comunidade LGBTI em Búzios

participantes da Audiência de Políticas Públicas LGBTI/foto: Aldeia Cultural

Aconteceu nessa segunda-feira (04) na Câmara Municipal de Búzios a Audiência Sobre Políticas Públicas para comunidade LGBTI+.

A audiência foi promovida pelo presidente do Pride Búzios Fernando Bertozzi e militante da causa e contou com a presença de representantes da comunidade LGBTI e do presidente do Legislativo Rafael Aguiar.

“Uma das nossas principais pautas é que o Executivo crie a Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI. Assim como tem as políticas públicas para mulher, para o idoso, para pessoas com deficiência; coordenadoria de igualdade racial, juventude, entre outras; a política LGBTI também é muito importante”., defendeu Bertozzi.

O coordenador do Centro da Cidadania LGBT da Baixada Litorânea Théo Silveira falou da importância da Coordenadoria. “Quando a gente tem uma coordenadoria dessa na cidade, consegue atender muito mais pessoas; consegue brigar por editais, por verbas e só assim as políticas públicas LGBT realmente acontecem.”

Na audiência também foi definido o plano de ações de políticas LGBTI. São propostas voltadas para empregabilidade, turismo, saúde mental, empoderamento da comunidade LGBTI; campanha contra LGBTfobia, apoio à Parada LGBT, entre outras.

Para criar a Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI, caberá ao Poder Executivo elaborar um projeto de lei e encaminhá-lo ao Legislativo para votação. Portanto, após a audiência circulou um abaixo-assinado, reforçando o pedido ao prefeito.

“A gente já está há dez anos na luta, pegando isso como uma responsabilidade… A política pública LGBT não pode ser uma responsabilidade só do movimento social, tem que ser uma responsabilidade do poder publico também.”, finalizou Fernando Bertozzi.

AGENDA

VEJA TAMBÉM