“E se? Afroespeculações” traz representações fotográficas de personalidades negras históricas e Afrofuturismo

representação fotográfica Rainha Makeda, do fotógrafo Sebastian de Souza/ Foto: Aldeia Cultural

A exposição “E se? Afroespeculações” – do fotógrafo Sebastian de Souza, com pesquisa da professora Maria Aparecida Gomes e do Sebastian – “nasce de reflexões de sala de aula e de inspirações afrocentradas, com objetivo de representar personalidades negras históricas que ainda são pouco citadas em contexto escolar”.

Algumas das personalidades representadas são o imperador malinês Abubakari lI,  a revolucionária Luísa Mahin, a primeira bailarina negra do Teatro Municipal Mercedes Baptista, Xica da Silva, Candace, Rainha-Mãe Amanirenas e Rainha Makeda.

Essa exposição fotográfica iniciou na quarta-feira (08) e vai até o dia 15 de novembro na Casa de Cultura José de Dome (Charitas)*, em Cabo Frio.

Além da beleza e ancestralidade, a produção fotográfica de Sebastian propõe a seguinte reflexão: “Como seria a sociedade se nós conhecêssemos outras histórias e outras personalidades, intelectualidades e referências históricas de origem africana e afrodiaspórica”. 

Ebook E se? Especulações Interventivas

Durante a exposição foi lançado o ebook E se? Especulações Interventivas, que reúne 46 fotografias coloridas do fotógrafo Sebastian de Souza e texto da professora Maria Aparecida Gomes. Foram três anos de pesquisa, produção fotográfica e textual.  O ebook tem 152 páginas e pode ser adquirido pelo Instagram: @ese_especulacoes_interventivas.

Exposição E se? Afroespeculações”
Dia:
 de 08 a 15 de novembro
Funcionamento: seg a sex, das 9h às 18h
                              sáb, dom e feriados, das 15h às 19h
Local:  Casa de Cultura José de Dome (Charitas)
Entrada Gratuita
Classificação livre
 

*EndereçoAv. Teixeira e Souza, 855 – Centro, Cabo Frio

AGENDA

VEJA TAMBÉM