Sarau homenageia poeta Ana C

Sarau Editora Sophia/ Foto: Aldeia Cultural

No dia 29 de outubro completou 40 anos da morte da poeta Ana Cristina Cesar. Para homenagear a autora “marginal”, a Sophia Editora realizou uma Noite de Sarau com a leitura de poemas de Ana C; foi na terça-feira (31) no espaço da editora em Cabo Frio.

Ana Cristina Cesar foi poeta, crítica literária, professora e tradutora brasileira. É considerada um dos principais nomes da geração mimeógrafo, conhecida também como a poesia marginal da década de 1970.

Além da homenagem a Ana Cristina Cesar, o sarau também teve bate-papo com a poeta Érica Magni, autora do livro “Areia na Olhota”, recém-lançado pela Editora Pedregulho.

Érica Magni/Foto: Aldeia Cultural

Durante o bate-papo, Érica disse que Ana Cristina Cesar influenciou sua escrita. “Existe a categoria dos Malditos, dos Inadequados, que eu super me encaixo e acho que a Ana Cristina era uma grande mediadora desses estranhamentos. (…)Tem um texto meu inspirado no ‘Luvas de Pelica’ dela, se chama “Afável como diziam que eram os tapas com luva de pelica”.

Érica Magni tem dois livros publicados Poérica (2019) e Areia na Olhota (2023). Seu próximo livro – “Maresia corrói os dentes – “vai trazer sua experiência em Arraial do Cabo e Teresópolis ”. A carioca vive há 4 anos em Monte Alto (Arraial do Cabo), local onde tem se dedicado à escrita.

O escritor e fundador da Sophia Editora Rodrigo Cabral falou da importância de sair das próprias bolhas e grupos para dialogar. “O que está acontecendo hoje é a celebração da possibilidade de um encontro (…)Acho que uma editora tem este papel: de reunir pessoas e dialogar, de compreender esse espaço coletivo de pensar arte e realizar.”

Rodrigo Cabral, fundador da Sophia Editora/Foto: Aldeia Cultural

Veja mais fotos na página AC no facebook.

AGENDA

VEJA TAMBÉM