A Conversaria Búzios é um evento colaborativo, onde o pesquisador de genealogia Carlos Vermelho conta a história da origem das famílias tradicionais buzianas. Em sua 5ª edição, tratou da história da família Simas. O evento foi nesse sábado (30) na Feirinha da Praça da Ferradura em Búzios.
“Esse projeto é pra conhecer as raízes familiares: de onde vieram e quem foram os primeiros membros a chegar em Armação dos Búzios.(…) Eu até brinco, eu não sou daqui, sou de Niterói… E o pessoal diz: forasteiro… Em Búzios quase todas famílias vieram de fora.”, ressaltou Carlos Vermelho.
Para Osmane Simas, a proposta da Conversaria é um resgate histórico não só para as famílias, mas pra toda cidade. “A gente está emocionado…É uma oportunidade única estarmos aqui juntos, ouvindo sobre a nossa família.”
A conversaria também teve a participação do historiador Luiz Guilherme Scaldaferri para falar do seu livro em parceria com Marcelo Sant’Ana Lemos, chamado “O primeiro indígena universitário do Brasil — Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873). Segundo Luiz, José Peixoto foi advogado, vereador e ocupou importantes cargos públicos de Cabo Frio e Macaé. Também foi colega de faculdade do escritor José de Alencar.
Café Caiçara
Uma bela mesa exposta traz o café típico buziano aos participantes da Conversaria. Tem tapioca, banana da terra cozida, batata doce, aipim, café com cravo. “Tudo feito com muito amor“., garante a chefe de cozinha Déia Silveira.
Sobre a Conversaria
A Conversaria Búzios acontece aos sábados, em datas pré-determinadas, na Feirinha da Praça da Ferradura. Já foram realizadas palestras sobre a história das famílias Antunes Fernandes, Tardelli, Silveira, São Luiz (Luís) e Simas.
Essa ação coletiva conta ainda com a participação das Mulheres Caiçaras; apresentação musical da Leny Moraes e Renato Arpoador; poesia e performance da Luiza Barbosa e Pererê e registros fotográficos de Raul Silvestre. O Projeto Cidade Biblioteca também está na Conversaria, com distribuição gratuita de livros.