A beleza paradisíaca de Búzios inspira os artistas da cidade, que pintam suas praias e barcos, próprios do cenário da vila de pescadores. Para o artista plástico Alan Camara, entretanto, o ponto de interesse está na Búzios antiga e suas histórias.
Em suas aquarelas e pinturas a óleo, o artista buziano busca recriar as cenas históricas e aspectos culturais “de sua gente”. Na próxima quarta-feira (13) ele lança “Búzios antes de Brigitte Bardot – história e cultura de Búzios em pinturas”. É um box com 20 postais, retratando a história de Búzios, anterior à vinda da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964. O lançamento será na Galeria Arte4.
“O objetivo é resgatar a história mais antiga e pouco conhecida dessa vila de pescadores, “ofuscada com a vinda da Brigitte.”, explica Alan.
Além das pinturas, cada postal traz um texto sobre a história e cultura local, na língua portuguesa e espanhola. A escolha do espanhol se deve ao grande número de moradores e turistas hispanofalantes na península.
“Grande parte desse trabalho se deve à participação do meu pai Antonio Camara (Toninho Português) – um dos maiores memorialistas e conhecedores da cultura da região – que me inspirou e foi essencial para a realização desse projeto”. Com formação em História, Alan conta que foram 6 anos de pesquisa, entrevistas e relatos.
VIAGEM NO TEMPO
A coleção “Búzios antes de Brigitte Bardot – história e cultura de Búzios em pinturas” nos convida a uma viagem no tempo da Búzios pré-histórica, habitada por indígenas. Também nos leva a meados do século XVIII, quando o local era ponto de caça de baleias do Império Português; e, posteriormente, aos costumes duma aldeia de pescadores antiga, sem energia elétrica e abastecimento de água, onde as mulheres lavavam as roupas no poço da bomba e escalavam o peixe para conservação.
“O box está tendo uma boa aceitação não apenas pelo aspecto artístico, mas também porque trata de nós buzianos… O formato em postais torna a arte acessível, além de ser um produto bem bonito e original, que todos podem adquirir”, acrescenta.
Segundo Alan, esse é apenas um dos seus projetos que une arte e história. “O box de postais é a antecipação da produção de um livro e da formação de um acervo iconográfico de Búzios, que pode se desdobrar ainda em livros infantis, exposições itinerantes pelas escolas, documentários, entre outros”.
Apesar de ser um trabalho de preservação da memória local, o artista não conta com nenhum financiamento público. “A venda desse box é um meio de viabilizar a continuidade desse e outros projetos de interesse local”.
No site do artista também há um acervo de pinturas com temas histórico- culturais, que pode ser acessado por curiosos e pesquisadores.
LANÇAMENTO DO BOX
Data: 13 de setembro (quarta-feira)
Local: Galeria Arte4
Horário: das 17 às 19 horas
Classificação livre
Onde Comprar: Atelier Do Licuri (Rua Manoel Turíbio de Farias, Centro de Búzios) e Galeria Arte4 (ver abaixo).
*Galeria Arte4: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 1000 – Búzios (Perto da Praça da Mandrágora)