Defesa do Centro Histórico de Búzios foi tema de audiência pública na Câmara Municipal

Plenário da Câmara Municipal de Búzios/foto Aldeia Cultural

Aconteceu nesta segunda-feira (28) na Câmara Municipal de Búzios a Audiência Pública em Defesa do Centro Histórico da cidade, promovida pelo FECAB (Fórum de Entidades Civil de Armação dos Búzios). O objetivo da audiência era tratar das obras do Centro de Búzios, que têm gerado questionamentos por parte da população e manifestação em defesa a uma revitalização que preserve as características do local. (Assista)

Na audiência foi apresentada a proposta dos arquitetos do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil-Búzios) e da prefeitura como alternativa para a revitalização do Centro Histórico de Búzios. Também foi lida uma “carta às autoridades – a ser entregue ao prefeito Alexandre Martins – que solicita “a paralisação temporária das obras do Centro até a apresentação de um projeto de acordo com normas técnicas, alinhado com os anseios da população e envio do processo à Secretaria de Planejamento e Urbanismo para elaboração do projeto básico e projeto executivo, como determina a lei”.

Representantes do IAB- Búzios/Foto Aldeia Cultural

A Casa Legislativa estava lotada

O plenário da Casa Legislativa de Búzios ficou lotado nesta segunda-feira chuvosa: 81 pessoas assinaram a lista de presença: eram representantes do FECAB e da sociedade civil. Do Poder Legislativo estiveram presentes o presidente da Casa Rafael Aguiar e os vereadores Raphael Braga e Marcos Sodré.

Assistência/foto: Aldeia Cultural

Petição Pública

Durante a audiência também foram colhidas assinaturas para petição pública. Na petição online 2.012 pessoas já tinham assinado. De iniciativa do FECAB, a petição visa sensibilizar o poder público a adotar um projeto humanizado para o Centro Histórico, que “priorize pedestres; proteja a ambiência, o patrimônio cultural e o charme da cidade; que incentive as caminhadas, os encontros, a contemplação e a confraternização entre moradores e visitantes”.

AGENDA

VEJA TAMBÉM